quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Espaço do Escritor: Elias José

A revista Direcional Educador, edição 45 – outubro/2008 traz uma matéria especial sobre Elias José e sua presença na literatura para crianças, em uma homenagem ao grande poeta que partiu no último dia 2 de agosto.



A jornalista Luiza Oliveira conversa principalmente com a pesquisadora e crítica Vânia Maria Resende, monstrando-nos que “Nossos diálogos com Elias continuam através de seus livros. Amado especialmente pelas crianças, sua palavra poética está acesa, no universo da fantasia da palavra e do leitor.”. Também dão testemunho da pessoa sensível e generosa que foi Elias José os editores Jakson Alencar (Paulus) e Maria Alexandre de Oliveira (Paulinas).




Escolhi oito títulos de Elias, desde o início de sua produção poóetica para crianças: Um pouco de tudo: de bichos, de gente, de flores (Paulus, 1982), Namorinho de portão (Moderna, 1986), Lua no brejo com novas trovas (1987, reed. Projeto, 2008), O jogo da fantasia (Paulus, 1989), Cantigas de adolescer (Atual, 1992), Pequeno dicionário poético-humorístico ilustrado (Paulinas, 2006), Poesia é fruta gostosa (FTD, 2006) e Cantos de encantamento (Formato, 1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário